sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dia 3 - O dia do "McGuiver de Amarante"

Fomos depois para a Costa Nova, um ou dois quilometros depois da Barra e lá actualizamos o nosso blog. E a preguiça nos fez perder muito tempo.

Decidimos ir, neste dia 03, para da Praia da Barra para a Figueira da Foz.

O troço de Mira a Quiaios era longo (30km), isolado e muito irregular, embora fosse de alcatrão e foi um teste à resistência das bicicletas e nossas, pois não estávamos prevenidos de água, pensando encontrar algo pelo caminho.


A primeira avaria do dia, MacGyver em acção

Iamos ainda a 1/3 do percurso Mira/ Quiaios, quando o suporte do Gil partiu, pois estava com peso a mais e seguro apenas com um parafuso e porca atrás. "Mal metido por alguém que me escapa!!!!!" Mas o que manda a tropa desenrascar e como trouxe o cordel de emergência nas minhas tralhas o Fonseca resolveu o problema com nós e contra-nós e lá inventou maneira de estar ainda melhor que antes. O parafuso que saltou, guardamos, claro!!


A segunda avaria do dia, MacGyver - parte II

Um azar nunca vem só, já dizia a minha tetra-avozinha, mas 2 azares no mesmo gajo, dói... Ia eu (Gil) a pedalar ao ritmo forte que curto, (o Fonseca é mais cigarro, rádio dos chineses na Romântica FM, ou quase, e calma que lá chego) e a roldana do desviador traseiro partiu. Seria uma bronca, não fosse o "MacGyver de Amarante" executar mais uma obra de engenharia. O gajo que com um palito faz um avião, não é rival para ele. Lembram-se do parafuso que ainda no último paragrafo falei que guardamos?!?! Serviu para substituir a roldana e olhem que não limitou em nada a bicicleta... Até eu que não percebo muito ou nada de mecânica de bicicletas, fiquei a coçar a cabeça...


...A festa dos 200km...







Gil, o Pedinte


Neste tipo de viagens low-cost, às vezes os quilómetros são muitos e a fome aperta. Depois de quase 50 km sem uma gota de água e só com algumas barrinhas energéticas, estávamos com o instinto animal activado.

Tanto azar da minha parte, fez-me sentir mal, por isso quando vimos casas pela primeira vez, em Quiaios, fui pedir comida e água.

Num casa pedi água, o senhor veio com o garrafão de 5 litros e enquanto enchíamos as garrafas perguntava sobre a viagem e onde tínhamos passado.

Noutra casa, vi uma senhora a regar o quintal e 'bora lá ver se nos dá um pãozito ou fruta e a senhora ao ver-nos vir duma estrada de pinhal, pinhal, pinhal, com ar de fome e cansados não se poupou em pena e deu-nos pão, fruta e uma caixa enorme de chocolates, que nos souberam pela vida.


Vínhamos nós, com o tique da moda todos os Verões, que é gozar com os emigrantes franceses e os carros com F's, e a senhora que mais nos deu, era.... Francesa. Merci, Lauren ou Louren.. Não sei como se escreve. Mas a pronúncia é por aí.

Hoje um luxozinho, passar a noite num parque de campismo. Ficamos no parque de campismo da Figueira da Foz. Lavar roupa, banho quente e sossego?! Não, todos os luxos menos o sossego do campismo selvagem.


Sumário do dia:
PARTIDA: Praia da Barra -> DESTINO: Figueira da Foz
KM: 60 km

Sem comentários:

Enviar um comentário