domingo, 12 de setembro de 2010

Rota da Costa 2010: Dia 3

Ter, 24 de Agosto
Partida:
Marinha Grande

Chegada: Setúbal
Distância: 4 km pedalados

Diário de Bordo: Dia 3, joelho esquerdo num estado medonho, mal conseguia anda sem mancar... Sei que isto é muito polémico de se dizer, tendo pernoitado num quartel de bombeiros, mas para esses rapazolas das piadolas, tento na língua!
Mais um dia, mas uma alvorada madrugadora... Nas condições em que estava e sem saber ao certo o que tinha no joelho, era imperativo parar um dia pelo menos para ver como progredia a situação.

Mas estar parado não é muito da minha onda, ainda por cima numa viagem como esta e estando sozinho, morreria de tédio. Por isso, sentei-me na estação de comboios da Marinha Grande, abri o mapa e mudei os planos. Em vez de repetir o traçado até Sintra, decidi partir até Setúbal de comboio e só a partir daí peladar.

Marinha Grande

Assim, em vez de correr o risco de o joelho piorar ou ceder em terras já conhecidas da Rota da Costa 2009, faria o máximo possível em terras incógnitas à Rota.
Urbano Linha de Sintra
O ano passado, a Rota da Costa 2009 também foi divulgada na internet, hi5, twitter e facebook. E foi precisamente no facebook, que numa das fotos que publiquei da viagem no grupo "Descobrir Portugal" que conheci a protagonista deste dia.

Anabela Pereira, da Câmara Municipal de Setúbal, é uma entusiasta do mundo da fotografia e têm-no como um sério hobbie. Gostou das nossas fotos e da nossa aventura, e com naturalidade e muita abertura, ofereceu ajuda para a Rota da Costa 2010. Como antecipei a minha chegada a Setúbal, no mesmo dia a medo por ser em cima da hora, liguei-lhe a contar o meu plano. Foi com muita amabilidade que disse que espera a minha chegada, que aconteceu já ao fim da tarde.
Estação Setúbal

Foi com alegria que vi Setúbal, tive lá umas mini-férias em 2008 que recordo com muita alegria. Como trazia muito equipamento, fui atrás do carro até sua casa. Uma estadia de luxo. Primeira coisa que fomos fazer foi: "ir aos hamburgers!".
Fomos então ao McDonald's na Avenida Luísa Todi. Já terminadas as obras que me lembrava de 2008, apresentava-se um local da cidade muito agradável, assim como a conversa, que numa noite, fez de mim e da Anabela, tudo menos estranhos.

Eu bem digo amigos, que os comunistas são das pessoas mais receptivas e hospitaleiras na maioria dos casos. No dia seguinte, já estava convidado para ir até à Quinta da Atalaia, Seixal, onde os preparativos davam forma à Festa do Avante. Pouco depois de chegar a casa, aterrei no conforto do quarto que me concedeu.

A viagem:
A melhor vista de Lisboa, rápida, pouco delorosa e a ir embora
Ora, para chegar a Setúbal, parti da Marinha Grande num regional CP até Caldas da Rainha, onde troquei de comboio para Meleças-Sintra para apanhar o urbano até Sete Rios, onde também com transborno, apanharia o Fertagus em direcção ao destino final.

Sem comentários:

Enviar um comentário